Planeta Galaxia Wallpaper Nasatv

Plástico: é feito de derivados do petróleo, que é um recurso natural não-renovável, e leva em torno de 450 anos para se decompor na natureza. Uma tonelada de plástico reciclado economiza milhares de litros de petróleo.


Galáxia Girino

Uma galáxia com cauda de girino

Enquanto nos divertimos tentando enxergar animais em nuvens, astrônomos certamente têm prazer em descobrir formatos diferentes em galáxias distantes. Como a galáxia espiral barrada Arp 188, mais conhecida como Galáxia do Girino. Nem precisa explicar o motivo: basta observar esse longo rastro estelar que lembra uma cauda.

A imagem acima foi gerada a partir de dados do Hubble Legacy Archive, e mostra também galáxias distantes que compõe um incrível cenário com a Galáxia do Girino em primeiro plano.

Esse girino espacial está a 420 milhões de anos-luz de distância da Terra na direção da constelação do Dragão. A “cauda” dessa fenomenal galáxia tem o inacreditável comprimento de 280 mil anos-luz. Para se ter ideia da imensidão disso, basta imaginar que o sol está a cerca de 27 mil anos-luz do centro da nossa galáxia.

A cauda contém gigantes aglomerados estelares massivos que brilham em tons de azul. Pesquisadores acreditam que o formato de girino surgiu de um passado violento. Uma galáxia intrusa cruzou a frente de Arp 188 e foi arremessada para trás, dando uma volta no Girino devido a sua forte interação gravitacional.

Durante o contato à distância, forças gravitacionais arrastaram estrelas, gases e poeiras, que se movimentaram formando a cauda. A galáxia intrusa se encontra agora a 300 mil anos-luz de distância da Galáxia do Girino.

Provavelmente a cauda irá desaparecer em alguns milhões de anos. O que parece um girino cósmico poderá se transformar em aglomerados estelares que orbitarão a galáxia espiral no futuro. [NASA/Eternos Aprendizes]

Font: hypescience

© 2018 OpenTheSpace - Todos os direitos reservados - Informação do espaço | Contato